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A meditação realmente diminui os sinais de estresse do corpo

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A meditação pode ajudar o corpo a responder a situações estressantes, de acordo com um novo estudo que teve uma visão rigorosa de como a prática afeta a fisiologia das pessoas quando estão sob pressão.

No estudo, as pessoas com transtorno de ansiedade fizeram um curso de oito semanas de meditação consciente, no qual aprenderam a se concentrar no momento presente e aceitar pensamentos ou sentimentos difíceis. Os pesquisadores descobriram que, após completar o curso, esses participantes apresentaram níveis reduzidos de hormônios do estresse e marcadores de inflamação durante um evento estressante, em comparação com a forma como seus corpos reagiram antes do curso.

Importante, o estudo também envolveu um grupo de comparação de pessoas que tomaram um curso de gerenciamento de estresse que não envolvia meditação. Esses participantes não mostraram uma redução semelhante em seus níveis de hormônios do estresse e marcadores de inflamação após o curso, de acordo com os achados, publicados hoje (24 de janeiro) na revista Psychiatry Research.

“O treinamento de meditação de Mindfulness é uma abordagem de tratamento relativamente barato e de baixo estigma, e essas descobertas fortalecem o fato de que ele pode melhorar a resiliência ao estresse”, investigou o pesquisador Dr. Elizabeth A. Hoge, professora associada de psiquiatria no Georgetown University Medical Center in Washington, DC, disse em um comunicado.

Estudos anteriores descobriram que há benefícios para a saúde física e psicológica para a meditação consciente, e alguns terapeutas já usam a prática para tratar pessoas com ansiedade. No entanto, muitos estudos anteriores de meditação compararam grupos de pessoas que meditaram em grupos de pessoas que não fizeram nada. Isso significa que qualquer benefício da meditação observado em tais estudos pode ser devido ao efeito placebo, disseram os autores no novo estudo. Um efeito placebo resulta de pessoas que sentem que o tratamento funciona, e não qualquer efeito fisiológico do tratamento.

No novo estudo, 89 participantes que haviam sido previamente diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) foram aleatoriamente designados para tomar o curso de meditação de atenção plena ou um curso de educação de gerenciamento de estresse. Esse curso incluiu lições sobre formas de reduzir o estresse, apesar da saúde geral e do bem-estar, como boa nutrição, hábitos de sono saudáveis ​​e gerenciamento de tempo.

Antes e depois dos cursos, os participantes passaram por um teste de laboratório projetado para que as pessoas se sintam estressadas. Eles foram convidados a dar um discurso na frente de “avaliadores” vestidos com casacos brancos, com apenas alguns minutos para se preparar, e então foram convidados a fazer aritmética mental. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue antes e depois do teste, analisando o sangue para vários marcadores biológicos de estresse, incluindo o hormônio adrenocorticotrópico do hormônio do estresse (ACTH), bem como as proteínas IL-6 e TNF-alfa, que são marcadores de inflamação. (O estresse é um fator que pode levar à inflamação crônica no corpo).

Após o curso, os participantes no grupo de meditação apresentaram reduções em seus níveis de ACTH, IL-6 e TNF-alfa durante o teste de estresse, em comparação com seus níveis antes de tomar o curso. Em contrapartida, os participantes que tomaram o curso de educação em gerenciamento de estresse mostraram um aumento nos níveis desses marcadores em seu segundo teste de estresse, em comparação com o primeiro. Esse resultado sugere que esses participantes estavam ainda mais ansiosos quando fizeram o teste pela segunda vez.

Os resultados sugerem que a meditação da atenção plena “pode ​​ser uma estratégia útil para diminuir a reatividade do estresse biológico” em pessoas com transtorno de ansiedade, disseram os pesquisadores no artigo.

Os cientistas notaram que futuros estudos deveriam considerar o efeito da meditação sobre o estresse da “vida real”, em vez do estresse criado durante uma experiência de laboratório.

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