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Como perder peso rápido e EMAGRECER com saúde

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Siga as 20 dicas do InfoSaúde para eliminar a barriga e emagrecer com saúde

Se você quer perder peso com saúde é preciso que o seu corpo gaste mais caloria do que consome. Para isso é preciso adequar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Porém isso tem que ser feito corretamente e com um cardápio saudável e variado.

Como perder peso rápido e EMAGRECER com saúdeListamos 20 dicas para você aprender a perder peso e emagrecer de forma saudável, confira:

 

DICA 1 – Coma alimentos que queimam mais gordura

Coma alimentos que queimam mais gordura

Diversos alimentos podem te ajudar a emagrecer, pois estimulam a queima de gordura. O chá de hibisco, lichia, farinho de amora estão entre eles.

No nosso post anterior, listamos 7 alimentos do seu dia a dia que ajudam a queimar gordura.

 

DICA 2 – Coma alimentos que desincham

Os alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas) contribuem para o emagrecimento devido à ação anti-inflamatória.

 

DICA 3 – Aumente sua Saciedade

Aumente sua Saciedade

Como falamos em um dos nossos posts anteriores. Os alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, logo a fome demora mais para chegar, o que lhe ajudará a perder peso. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também tem fibras.

Leia e entenda mais sobre os como aumentar sua Saciedade.

 

DICA 4 – Coma alimentos que aceleram o metabolismo

Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café. Veja os benefícios dos alimentos termogênicos.

 

DICA 5 – Faça pequenos lanches

É essencial quando se quer perder peso, fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três pequenos lanches. Desta forma seu metabolismo funcionará o dia inteiro, dará mais saciedade, reduzindo a forme fora de hora, impedindo que exagere nas grandes refeições. O intervalo entre as refeições deve ser de pelo menos 2 horas.

 

DICA 6 – Tenha pratos equilibrados e variados nas refeições

Para uma boa alimentação saudável, precisa de equilíbrio de nutrientes e variedades de alimentos. Para isso recomendamos que coloque frutas, legumes e verduras em seu cardápio. Além disso, diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares importantes para a alimentação cotidiana.

 

DICA 7 – Evite fazer dietas restritivas

Dietas que cortam as calorias ou determinado componente específico, como por exemplo os carboidratos, são consideradas restritivas. Para perder peso com saúde é esperado a redução de meio a um quilo por semana. Caso esteja perdendo mais peso do que isso, pode ser sinal de que não está fazendo a dieta mais adequada. A alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa, podendo até afetar a imunidade e o corpo mais vulnerável a doenças. Dieta dos Shakes, dieta sem glúten e dieta da sopa são alguns exemplos de dietas restritivas.

 

DICA 8 – Invista em chás! Eles ajudam a emagrecer

Invista em chás! Eles ajudam a emagrecer

Alguns chás, como o chá verde, chá preto e o chá de canela, estimulam a queima calórica. Enquanto o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada no abdômen. Leia e conheça mais em um dos nossos posts anteriores, os chás que contribuem para a perda de peso.

 

DICA 9 – Pratique exercícios que queimam gordura

É recomendado segundo especialistas, a prática de pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para ser considerado uma pessoa ativa. Ou seja, se você em 3 dias da semana pratica uma hora de exercícios (180 minutos), você já estaria cumprindo a meta. Para emagrecer e torrar gordura, invista seu tempo em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros.

 

DICA 10 – Não deixe de ganhar músculos

 Não deixe de ganhar músculos

A prática de exercícios de força, como a musculação e pilates, também são muito importantes para ganhar músculos e fazer o corpo gastar calorias.

Leia e conheça mais os benefícios da musculação para emagrecer em um dos nossos milhares de posts.

 

DICA 11 – Cuidado com as dietas da moda

Existem uma série de dietas que prometem o emagrecimento rápido. Fique atento a que custo essa perda de peso é alcançada. Muitas delas levam à perda de músculos, o que é especialmente prejudicial para quem quer emagrecer e manter o peso depois disso.

 

DICA 12 – Reduza o consumo de sal e açúcar

O açúcar em excesso se resulta em ganho de gordura, principalmente na região da barriga. Alimentos fontes de carboidratos simples são ricos em açúcar, como: açúcar de adição, refrigerantes, doces e os que possuem muita farinha branca, como pães, massas e bolos.

Já o sal é a principal fonte de sódio mineral que em excesso aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquidos.

 

DICA 13 – Entenda quando algo está errada com sua dieta

Existem alguns sinais, os quais indicam que algo está errado com seu planejamento de emagrecer rápido e que pode estar prejudicando a sua saúde. Alguns destes sinais são: queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, desânimo, fraqueza, indisposição, tontura, flacidez e constipação intestinal.

 

DICA 14 – Fique longe da gordura trans

A gordura trans, encontrada em alguns biscoitos, bolos industrializados, entre outros. Este tipo de gordura aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). E ainda age aumentando os triglicerídeos que pode ser armazenado no tecido adiposo.

Veja os riscos da gordura trans e onde é encontrada.

 

DICA 15 – Reduza o consumo de gordura saturada

Consumir gorduras saturadas em excesso está relacionado ao aumento de gordura no organismo, ou seja, dificultado o emagrecimento. Alimentos com grandes quantidades de gorduras saturadas são: carnes vermelhas, leite integral, manteiga e queijos.

 

DICA 16 – Fique de olho nas calorias dos alimentos

Conferir o rótulo dos alimentos é uma forma de controlar o consumo de calorias. Sendo que os carboidratos possuem 4 calorias por grama, enquanto as proteínas também contam com 4 calorias por grama e as gorduras possuem 9 calorias em cada grama.

 

DICA 17 – Beba uma média de 2 litros de água por dia

Consumir bastante líquido contribui e muito para emagrecer de forma saudável.  É recomendado ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, o que me média fica em torno de 2 litros de água por dia.

 

DICA 18 – Maneire na cervejinha

Maneire na cervejinha

O álcool é uma substância tóxica para o organismo e o fígado dá preferência para metaboliza-lo primeiro. Essa mudança no metabolismo do fígado favorece o acúmulo de gordura no organismo.

Veja os riscos do consumo em excesso de álcool para a saúde

DICA 19 – Reduza o consumo diário de calorias

As pessoas que buscam emagrecer rápido procuram por uma redução extrema de calorias. O consumo inferior a 1200 calorias por dia não é orientado para a perda de peso e pode levar a problemas como fraqueza, desmaio e, claro, efeito sanfona.

 

DICA 20 – Descubra qual é o seu peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma maneira de avaliar se o peso da pessoa está dentro do considerado saudável ou não. Ele é calculado por meio do peso em quilogramas dividido pela altura ao quadrado (Kg/m²). Apesar de não mostrar a proporção de gorduras e músculos do corpo humano, o IMC ajuda a ter uma noção sobre se o peso do indivíduo está dentro do considerado saudável ou não. Calcule aqui seu IMC e descubra seu peso ideal.

 

Comece a praticar as dicas do Infosaúde hoje mesmo e começar a emagrecer com saúde.

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