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O que é um transtorno de ansiedade? Saiba 4 sinais do problema!

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Se 2,6 bilhões de pessoas estivessem sofrendo com a ansiedade, você pensaria que todos estaríamos mais familiarizados com isso. Esse número representa 33,7% da população do mundo, afinal. Também representa a parte dessa população que, em algum momento, experimentará um transtorno de ansiedade, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

Para aqueles bilhões, a experiência de ansiedade clínica pode variar de uma persistente transtorno, distração e uma espécie de aperto do corpo inteiro, à crise paralítica de um ataque de pânico. Tudo isso parece péssimo; Tudo isso é um estado que você corre para escapar, o que tipicamente só o torna pior. Mas tudo isso, felizmente, é diagnosticável, controlável e, finalmente, tratável. A chave é reconhecer se a sua ansiedade aumenta ao nível de uma condição clínica, e se isso acontecer, o que fazer a respeito.

Existe um mundo ameaçador lá fora, e seu cérebro precisa de uma maneira de chamar sua atenção quando você está entrando em perigo. O trabalho de fazer isso é realmente tratado por duas regiões do cérebro: a amígdala cerebelosa, situada no fundo do cérebro, e o córtex cerebral na parte mais alta.

Como é digno de sua localização humilde, a amígdala processa emoções muito básicas: medo, raiva, culpa, inveja, e lida com rapidez e sem pensar. O medo que você sente de um estranho ameaçador e o medo que você sente de um filme assustador desencadeiam os mesmos alarmes na amígdala, isso ocorre dentro de 20 milissegundos, uma coisa muito boa se o perigo for real. O trabalho de determinar se é ou não vai para o córtex cerebral, que classifica as coisas com mais frieza e responde à ameaça ou desliga a sirene que a amígdala emitiu.

Às vezes, no entanto, o alarme fica ligado. O córtex cerebral pode ficar irritado tentando classificar todos os risco como reais de forma exagerada.

Os transtornos de ansiedade reconhecidos mais comuns incluem transtorno de ansiedade generalizada, agorafobia (ou medo de estar em situações públicas, não pode escapar), transtorno de ansiedade social, transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), fobias específicas, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e distúrbio de ansiedade de separação. Não há teste de sangue ou exame cerebral que possa diagnosticar conclusivamente qualquer um deles, mas aqui estão quatro sinais que podem indicar problemas.

 

VOCÊ SENTE MUITA ANGÚSTIA

O Nível de ansiedade varia de pessoa para pessoa. Você pode se sentir incomodado antes de uma prova ou apresentação importante ou se preocupa com sua saúde quando uma epidemia está sendo noticiada. Se você tem uma sensibilidade maior, as situações como voar, ir ao dentista, trabalhar em uma sala fechada ou ir em uma festa lotada te deixará extremamente tenso.

“A ansiedade impedirá as pessoas de dormir; eles vão encontrar-se chorando sobre isso “, diz a psicóloga Golda Ginsburg, professora de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Connecticut e especialista em saúde mental infantil e adolescente. “Há estudantes que vomitarão nos dias que antecederam um teste”.

Em alguns casos, as emoções tornam-se tão graves que levam a um ataque de pânico, uma espécie de ansiedade forte que atinge rapidamente e inclui sintomas como tonturas, frequência cardíaca rápida, despersonalização ou experiência fora do corpo e medo de perder controlar ou morrer. “Se você de repente tem que pisar no freio e desviar para evitar uma colisão, esse coração batendo e respiração rápida que você sente por alguns minutos depois é uma forma de ataque de pânico”, diz a psicóloga Anne Marie Albano, diretora da Clínica da Columbia University para Ansiedade e distúrbios relacionados. “No contexto de uma desordem, no entanto, você pode começar a sentir a mesma coisa no momento em que você entra no escritório ou em uma festa”.

 

SEU PÂNICO É PERSISTENTE

O cérebro ansioso ou não ansioso, estão sempre aprendendo. Mas o cérebro ansioso às vezes aprende as coisas erradas e tem um tempo dificilmente desaconselhando. Uma vez que você decidiu que as pessoas em uma festas estão julgando você, seu cérebro pode bloquear essa lição e, em breve, generalizá-la para qualquer encontro social. Às vezes, especialmente no caso do TOC, é preciso apenas um único evento traumático – um momento social genuinamente embaraçoso, por exemplo, ou um susto médico legítimo, para o cérebro estabelecer um medo fixo. Sem tratamento, essas ansiedades podem durar meses e anos.

 

VOCÊ EVITA FAZER COISAS POR MEDO

Todos evitamos coisas que tememos ou não gostamos: você poderia passar sua vida inteira sem montanhas-russas ou filmes de terror. Mas eles realmente não afetam sua vida. As ansiedades começam a tirar as coisas que normalmente as pessoas fazem. “Você pode ter medo de pegar um exame médico por causa do que você poderia descobrir”, diz Albano. “Mas se você está evitando ir ao seu médico por causa disso, isso é um problema”.

As pessoas com uma fobia de avião podem, de forma semelhante, limitar a sua viagem a apenas lugares onde podem dirigir. Pessoas com grandes sonhos podem, às vezes, se contentar com as menores, porque a ansiedade delas os retém. “Conheço pessoas que foram a faculdade de Direito e queriam continuar uma carreira em direito penal, mas temiam estar em frente a um tribunal”, diz Albano. “Então eles empurram documentos em um escritório de advocacia em vez disso”.

 

SUAS PREOCUPAÇÕES ATRAPALHAM O SEU DIA A DIA

Em uma última análise, um transtorno de ansiedade pode tornar-se tão severo que o negócio básico de vida se torna comprometido. As pessoas que sofrem de TOC podem precisar de horas para sair da casa pela manhã porque os travesseiros na cama não estão adequadamente arrumados. O trabalho escolar e o desempenho no trabalho podem sofrer porque o perfeccionismo torna impossível completar um projeto ou porque a ansiedade social torna impossível conversar com colegas de classe ou colegas. As coisas ficam pior quando os sintomas emocionais levam a problemas físicos, como dores de cabeça, perda de apetite e insônia. “A pergunta que pergunto em primeiro lugar é:” Sua ansiedade prejudica seu funcionamento? “, Diz Goldberg.

A ansiedade responde bem aos cuidados profissionais. O tratamento pode incluir medicamentos psicotrópicos que podem pelo menos diminuir a tensão e o sofrimento. Isso pode tornar mais fácil para adoção de técnicas e terapia comportamental cognitiva, nas quais as pessoas aprendem a repensar sua ansiedade, reestruturar seus medos para algo menos extremo. A exposição gradual às coisas que as pessoas temem também ajuda o cérebro a romper o vínculo entre a situação desencadeante e o terror que te persegue.

Ninguém pode viver uma vida intocada pela ansiedade. Mas com as habilidades certas e a ajuda certa, ninguém precisa viver uma vida que está sendo destruída.

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